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Nova estratégia garante mais segurança aos pacientes em emergências
A equipe assistencial do Hospital São José esteve estudando um novo método para aumentar, ainda mais, a segurança e a qualidade no atendimento prestado. Como resultado, nesse mês de setembro, foi implantado o Time Resposta Rápida (TRR) para maior agilidade da assistência em casos de emergência, o que dá também maior segurança aos pacientes.
A equipe do TRR, no hospital, é formada pela equipe de enfermagem, multiprofissional e médicos. Para facilitar a comunicação entre os profissionais, será utilizado um código de identificação para acionar o Time: sendo código azul, Atendimento de PCR (parada cardiorrespiratória), utilizando o som ambiente com alerta sonoro específico. Com a implantação deste dispositivo – alerta sonoro, o atendimento para estes pacientes, que o tempo é primordial ficará ainda mais rápido e eficaz.
O Time de Resposta Rápida objetiva a sistematização do atendimento em emergências ou urgências; diminuindo a mortalidade intra-hospitalar; maior sobrevida desses pacientes; e garantir maior segurança dos pacientes.
O coordenador do setor urgência/emergência o médico, Ivo Andrey Santin, explica que a melhoria na qualidade dos serviços é uma busca constante no hospital, e que a nova estratégia adotada promoverá um atendimento de maior qualidade aos pacientes. “A melhoria contínua da assistência é nossa meta diária. O TRR é utilizado em diversos hospitais do mundo em favor da segurança do cuidado, sendo capaz de mudar desfechos e salvar vidas. Graças ao empenho e compromisso da equipe multiprofissional, agora ele é uma realidade no Hospital São José”, explica.
Conforme Neiva Rossa Schaefer, diretora do Hospital São José, quando o código azul é acionado (código de parada cardiorrespiratória), a equipe multidisciplinar identifica como um paciente em parada cardíaca, que necessita de atenção naquele exato momento, sendo oferecido todo suporte básico e avançado para garantir a sobrevida deste paciente. “A educação continua é hoje um dos maiores investimentos estratégicos que a gestão pode promover. Ressalta que a instituição ganha com a otimização dos processos, melhoria na qualidade assistencial e na otimização da segurança do paciente”, finaliza.
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